Este é um termo que vem ganhando muita popularidade nos últimos anos. Ser um Nômade Digital está nos planos de milhares de pessoas ao redor do mundo, mas nem todas possuem um perfil ideal para ser um Nômade Digital. Neste guia, você irá aprender o que é, quais as funções e como se tornar um Nômade Digital de sucesso, se seu perfil for compatível.

Não se esqueça de fazer o Teste para ser Nômade Digital, disponibilizado gratuitamente, para que você possa saber se seu perfil lhe permite ser um Nômade Digital. O teste é composto por questões chaves, e pode ser realizado rapidamente.

10 Canais ou Sites Gratuitos para Estudar inglês

Você sabe o que é um Nômade Digital?

Nômade Digital é aquele que usa a tecnologia como meio de trabalho sem se preocupar em fixar-se em determinado local, ou seja, o nômade digital trabalha de maneira remota, em qualquer lugar do mundo.

Os Nômades Digitais executam diversas atividades, entretanto, é comum encontrar nômades digitais empresários e profissionais, escritores freelancers, fotógrafos, designers e desenvolvedores web. É importante ressaltar que não há limites de profissão, porém, a mesma deve abrir a possibilidade de ser feita a distância – sem limitação territorial. Se você está pensando em se tornar um Nômade Digital, deverá se questionar:

  1. Minha profissão e habilidades profissionais permitem que eu seja um Nômade Digital?
  2. Eu gostaria de viajar ao redor do mundo, sem possuir uma moradia fixa? Não sentiria falta de uma casa fixa, sendo um Nômade Digital?
  3. Eu possuo disposição e energia para viver como Nômade Digital?
  4. Eu lido bem com aspectos como saudade de amigos e familiares?

Definição e Origem

Nômade é o indivíduo que pratica o nomadismo, ou seja, vive na ausência de uma base fixada de moradia. Os primeiros nômades costumavam fixar-se temporariamente em determinados lugares, e após o esgotamento de recursos naturais de onde estavam, tornavam a viajar. Com a Era Digital, a tecnologia e a internet possibilitam que o nomadismo seja praticado de maneira facilitada e muito benéfica a quem o faz.


Porque ser um Nômade Digital? Quais os benefícios?

Um Nômade Digital vive muito bem com seu estilo de vida, que é altamente benéfico, e inspira milhares de pessoas. O Nomadismo Digital permite ao indivíduo viajar por inúmeros países e por mais tempo, afinal, você estará trabalhando. Legal, não é? Sendo um Nômade Digital, você poderá:

  • Conquistar vários amigos;
  • Ampliar sua rede de networking em escala mundial;
  • Ampliar perspectivas de vida e projetos pessoais;
  • Conhecer e participar de novas culturas;
  • Ter flexibilidade total; e
  • Trabalhar em diferentes locais.

Saiba Como morar na Irlanda – Guia Completo

Mas como é a Vida de um Nômade Digital?

Como todo estilo de vida, o nomadismo digital possui vários adeptos, isto porque a sensação de não estar ancorado em apenas um lugar remete à sensação de total liberdade.

A vida do Nômade Digital é uma conciliação entre viajar e trabalhar,  e ao contrário de um trabalhador fixado, o nômade digital não precisa decidir entre trabalho e tempo para viajar: ele realiza ambos ao mesmo tempo.

Entretanto, não se pode confundir os nômades digitais com pessoas que trabalham pouco, ao contrário. Sendo a maioria deles empreendedores, é comum que os nômades digitais possuam uma rotina de 8 horas de trabalho. O que é benéfico é a qualidade deste tempo de trabalho, associado ao viajar, o que torna o estilo de vida atraente.

Pode-se dizer que o Nômade Digital deve estar munido de motivação, inspiração e foco – para que consiga manter sua produtividade e não afetar seu trabalho remoto. Ferramentas disponíveis online ajudam bastante o nômade digital, tais como o Trello; um gerenciador de projetos, o Slack para comunicação entre membros de uma equipe, e o Skype para vídeoconferências.


Como posso me Tornar um Nômade Digital?

Você se interessou em ser um Nômade Digital? Então fique tranquilo. Este guia sobre “Como ser um Nômade Digital” irá te auxiliar a se tornar um deles.

Conquistando um Trabalho Remoto

Trabalho Freelancer

Você deverá pensar em algo que possa fazer remotamente e sem vínculos empregatícios. Trabalhar como Freelancer é uma experiência profissional muito interessante, e pode englobar os mais diversos serviços (administrativos, tecnológicos, entre outros).

Uma dica é criar um perfil profissional em algum dos sites que realizam a conexão entre profissionais freelanceres e usuários que buscam por seus serviços, como o 99freela.

Proposta de Trabalho

Se você pretende continuar trabalhando para uma empresa, porém, remotamente, sugerimentos que você envie uma proposta de trabalho remoto. Preparamos um exemplo de proposta:

“Prezado Sr. (a).

Gostaria de realizar uma proposta benéfica à Organização e à minha pessoa, (seu nome), que atualmente trabalho como (seu cargo). Pretendo disponibilizar X horas diárias para a execução de X projeto, que atualmente realizo no ambiente físico da empresa, de maneira remota. Com isto, desejo realizar (suas atividades pretendidas). Encontro-me aberto para esclarecimentos.

Atenciosamente,

(seu nome).”

CRITICAL SKILLS PERMITS: CONHEÇA MAIS SOBRE AS LICENÇAS DE TRABALHO NA IRLANDA!

Empreendedorismo

Você possui um projeto de empreendedorismo? Se sim, é uma grande oportunidade para que você vire um Nômade Digital. Empreendendo e viajando, você poderá criar uma grande rede de networking, além de cuidar de sua empresa. Entretanto, é preciso que seu projeto de empreendedorismo possa ser executado de maneira remota, como um Nômade Digital.

Escolhendo sua Localização e seu Roteiro de Viagem

Este é o momento em que você irá analisar o custo de vida da região escolhida, recursos tecnológicos da região (como internet, Wi-fi, entre outros), idioma e se o local vai de encontro às expectativas do futuro Nômade Digital.

Também é interessante que você monte um roteiro de países que pretende visitar.

Preparando seus recursos financeiros

É importante que você tenha em mãos recurso financeiro suficiente para ficar confortável nos locais que pretende. Também é importante verificar assuntos como conta bancária.


Quais os Problemas de ser um Nômade Digital

Como você pode observar nos outros capítulos, o Nômade Digital possui inúmeros benefícios, porém, nem tudo são flores, não é mesmo? Nesta seção, você irá visualizar algumas adversidades de ser um Nômade Digital.

  • Não há uma “casa” para voltar, se sua intenção é apenas se encontrar e depois voltar para seu país. O Nômade Digital não possui uma casa fixa, e este conceito ultrapassa barreiras físicas – sendo passível de uma reflexão emocional;
  • O Nômade Digital normalmente trabalha em locais de turismo, onde as pessoas estão curtindo férias. É importante frisar que ser um Nômade Digital é trabalhar duro também;
  • O estresse é um sentimento muito presente na vida de um Nômade Digital. O Nômade Digital pode sentir altos picos de estresse por trabalhar com o computador e precisar estar conectado por um período extenso. Lidar com prazos de entrega poderá ampliar este sentimento;
  • Manter relacionamentos estáveis é um real desafio; e
  • Muitas vezes, visitar um país não é uma decisão apenas sua, e sim passível de aprovação pelo serviço de imigração que lhe concederá um visto de estadia.


Saudades? Acostume-se com esta palavra.

Você lida bem com o sentimento de saudade? Esta é uma pergunta muito séria, pois a saudade costuma motivar os imigrantes e novos Nômades Digitais a largarem seus planos para voltar atrás. E isto é completamente compreensível, pois a saudade é um sentimento de grandes proporções.

Ficar longe de casa, da família e dos amigos para viver como Nômade Digital tem sua carga negativa, ainda mais pelo fato de que nômades digitais não se fixam em um só país, mas em vários outros.

Hoje em dia, é possível amenizar o sentimento de saudade através da tecnologia. Ferramentas como o Skype, ou aplicativos de mensagem instantânea, fazem com que seja possível se comunicar com amigos e familiares que estão longe de nós. O Nômade Digital poderá tornar a saudade um pouco mais suportável por meio destas ferramentas, e assim, não sofrer tanto o ônus que é ficar longe de quem se ama.

Se a ida envolve um cônjuje ou parceiro, saiba que é perfeitamente comum Nômades Digitais começarem o estilo de vida em casal. Desta maneira, é possível se motivar, amenizar a saudade, e viver uma incrível aventura ao lado de seu amor.


Você fala um segundo Idioma?

Falar um segundo idioma é essencial para ser um Nômade Digital com sucesso. Isto porque será necessário se comunicar durante o percurso que você planejou, seja para pedir informações, utilizar serviços da região ou se socializar.

Procure aprender um idioma que seja possível utilizar em mais de um país, como por exemplo o Inglês. Hoje, com a tecnologia, é possível aprender Inglês gratuitamente através de canais do YouTube ou de aplicativos, como por exemplo o Duolingo. Aprender um idioma antes de viajar é garantia de segurança. Que tal começar?


Qual sua Profissão? E seus skills profissionais?

Como você observou, a profissão é determinante para ser um Nômade Digital. Há profissões que são perfeitas para ser um Nômade Digital, enquanto há outras que podem ser adequadas ao estilo de vida. Preparamos para você uma lista com as melhores profissões que podem ser citadas quando o assunto é ser um Nômade Digital. Confira:

Produção de Conteúdo

O produtor de conteúdo é aquele profissional responsável por gerar bons conteúdos para páginas em redes sociais, websites, blogs e portais de notícias. O produtor de conteúdo deve escrever bem, e será um ponto extra caso saiba fotografar ou editar vídeos.

Você já se imaginou criando resenhas sobre determinado tema, como por exemplo, gastronomia, ou até mesmo já se imaginou contribuindo para o crescimento de blogs através de textos atraentes?

Contabilidade

O contador não precisa ficar preso apenas à um escritório. Muitas empresas costumam contratar contadores freelancers, principalmente as empresas que não possuem funcionários específicos para cuidar das finanças.

Tradução

O tradutor possui a responsabilidade de traduzir textos ou livros. É um trabalho que pode ser cobrado por laudas ou palavras. O tradutor poderá realizar vários cursos online para aperfeiçoar seu trabalho, para, por exemplo, traduzir textos técnicos de informática.

Desenvolvedor de Sites

O desenvolvedor poderá ser um Nômade Digital de muito sucesso, desenvolvendo websites para seus clientes do mundo inteiro.

Manutenção de Redes Sociais e Marketing Digital

Estas especialidades promovem a maior fatia de nômades digitais. É um trabalho bem confortável e o profissional poderá se especializar cada vez mais, para propiciar um trabalho de qualidade e assim conquistar seus clientes.

ESTRANGEIROS TRABALHANDO NA IRLANDA? LEIA O TEXTO E SAIBA O MOTIVO!

Como se Preparar para ser um Nômade Digital?

Ser um Nômade Digital requer muito planejamento. Nesta seção, você irá encontrar sugestões para que você consiga se tornar um Nômade Digital com aspectos fundamentais bem estruturados.

Reflita: ser um Nômade Digital é para você?

Nesta etapa, você deverá refletir se, equilibrando todos os benefícios e pontos contrários, ser um Nômade Digital é compatível com seu perfil pessoal. Por este motivo, não se esqueça de realizar o Teste de Como ser um Nômade Digital. Esta ferramenta, que é totalmente gratuita para você, irá demonstrar se sua personalidade é condizente com o que um Nômade Digital precisa ser.

Estude, muito.

Ser um Nômade Digital requer estudo, prévio e durante as viagens. Você deverá estudar idiomas e deverá também aperfeiçoar sua profissão. Uma dica é buscar por cursos onlines em plataformas de ensino gratuito, como o Udemy e o Coursera.

Busque clientes

Fazer cartões de visita, portfólios, sites entra neste item, afinal, um Nômade Digital irá precisar de determinado número de clientes para se manter confortavelmente. Sites que realizam a conexão entre freelancers e clientes são importantes nesta fase. Você poderá criar um cadastro no site 99 Freelas, por exemplo.

Economize

Cuidar da saúde financeira no início das suas atividades é essencial para o sucesso de um Nômade Digital. Não se esqueça de economizar ao máximo , tirando do orçamento gastos supérfluos por exemplo.


Do que um Nômade Digital precisa?

Notebook: um bom computador

Escolha um bom equipamento para que você possa manter seu trabalho de maneira confortável e sem adversidades. Não economize neste ponto, pois será um investimento fundamental para a vida de Nômade Digital.

Wi-fi: um bom sinal de internet

Confira muitas vezes se o país que você pretende visitar e especificamente sua localização possui acesso fácil à internet. É um ponto essencial para o Nômade Digital, impossibilitando o trabalho do mesmo, caso o sinal seja precário.

Plano de Viagem e Passagens Aéreas: Arrume a mala e seja feliz!

Esta, com certeza, é a parte mais divertida: planejar o roteiro de viagem que será seguido. Faça seu plano com cuidado, considere as particularidades dos locais escolhidos  e seus idiomas, e só então adquira suas passagens e os documentos necessários.


Você tem o perfil para ser um Nômade Digital?

Descobrir sua real personalidade quando exposto às situações que um Nômade Digital é, faz-se necessário para que você se sinta realizado e feliz com o estilo de vida. É totalmente necessário possuir uma conexão com a personalidade de Nômade Digital se você almeja esta vida.

Você deve ter percebido que há pontos positivos e pontos negativos, e portanto, é uma questão de perceber se é favorável ser um Nômade Digital. Mas fique tranquilo! Preparamos o “Teste para ser um Nômade Digital”. Este teste irá dizer se sua personalidade é compatível com a de um Nômade Digital, confira!

Dicas Extras